Com o aumento da complexidade dos moldes e matrizes veio também a necessidade de melhores equipamentos, softwares mais eficientes e mão de obra mais qualificada. Com a globalização e a facilidade de comunicação veio a concorrência além fronteiras, e esses fatores obrigaram as empresas de moldes a procurar cada vez mais a melhoria de processo a fim de chegar ao conceito de, fazer melhor em menos tempos com menos recursos.
A ZEXTEC desde o inicio dos anos 2000 que se especializou em ajudar os clientes nesta melhoria, procurando desde então introduzir na indústria de moldes um processo de fabricação mais padronizado e automatizado e fazer com que as empresas de Moldes e Matrizes tradicionais se tornem em empresas com o conceito de indústria 4.0.
O conceito de Moldes e Matrizes da ZEXTEC começa no departamento de projetos, no que chamamos de CMP - Conceito de Molde Padronizado -, o qual assenta-se em uma filosofia de criação de projetos criados objetivando o maior nível de automatização possível.
Atualmente, o conceito de projeto tradicional no Brasil baseia-se na criação de um projeto a partir do zero, no qual, basicamente, o projetista cria todo Molde ou Matriz. Portanto, em grande parte dos casos que trabalham com este conceito, não é levado em consideração um método de padronização, e também, um conceito de projeto que possa ser desenvolvido por vários intervenientes.
A nossa proposta é implementar em nossos clientes de consultoria um método de trabalho que possibilita mudar completamente a maneira como se vê este tipo de desenvolvimento, tornando-o mais rápido, previsível e pensado para produção.
Este conceito já é utilizado por empresas na Europa, mas quando falamos de processos otimizados, a China vem se destacando como polo de inovação e produtividade.
O Departamento de CAM passa a ter a mesma filosofia de trabalho do departamento de projetos. Desse modo, aproveitando o trabalho padronizado que recebe do CAD, o CAM passa a poder reduzir substancialmente a repetibilidade de tarefas.
Este novo conceito de programação assenta-se também na padronização de todo o tipo de usinagens feito dentro de uma ferramentaria. Isto quer dizer, independentemente do programador ao qual foi atribuída a usinagem a ser realizada, esta seja baseada em um padrão da empresa, dirimindo a possibilidade de erros e otimizando a produtividade fabril. Um dos aspectos mais importantes desta abordagem é a manutenção do conhecimento na empresa e não em seus colaboradores.
Devido a esta filosofia de trabalho, a Zextec vem desenvolvendo - para grande parte dos softwares CAM do mercado - ferramentas que podem automatizar até 50% das usinagens CAM dentro de uma ferramentaria. Junto com essa automação é feito um trabalho intenso de formação da mão de obra de CAM, desde processos de usinagem de alta velocidade, como conceitos de micro usinagem ou super acabamento.
A conceito de trabalho proposto pela Zextec na área de Molde e Matriz permite o investimento e implementação segura de processos automatizados e robotizados. Ferramentarias com menos trabalho braçal e mais engenharia são aquelas que alcançam maior produtividade e, assim, competitividade no mercado.
No conceito CMP, a padronização das máquinas é outro ponto fundamental, o importante é que o cliente tenha máquinas com conceitos bem definidos de usinagem e fixação dedicados ao tipo de trabalho realizado, fazendo assim com que a produção do molde seja mais eficiente e com menor interferência humana.
Para isso, a ZEXTEC desenvolve sistemas personalizados, que passam pela adequação da dinâmica da máquina aos tipos de usinagem pré-definidos, como sistemas de gestão de usinagem paletizadas ou eletrodos.
Telefone: +55 54 30199778
E-mail: geral@zextec.com.br
Mobirise free site software